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VW Taos começa a ser importado da Argentina via Espírito Santo, e não do México como especulado

  • Foto do escritor: Redação | Automotive S/A
    Redação | Automotive S/A
  • 1 de abr.
  • 2 min de leitura

Modelo estreia no mercado brasileiro com produção em General Pacheco e desembarque logístico pelo Terminal Portuário de Vila Velha (ES)

Unidades do Volkswagen Taos sendo desembarcadas de navio roll-on/roll-off no Terminal Portuário de Vila Velha (ES), marcando o início das importações do modelo a partir da Argentina.

A Volkswagen iniciou a importação do Taos para o mercado brasileiro com produção na Argentina, e não no México, como chegou a ser especulado por analistas do setor. O primeiro lote com 32 unidades do SUV desembarcou ontem (31) no Terminal Portuário de Vila Velha, administrado pela Log-In Logística Integrada, marcando o início das operações logísticas da montadora no Espírito Santo.


Produzido na planta de General Pacheco, o Taos se insere no segmento de SUVs médios e chega ao país dentro das regras do acordo automotivo do Mercosul, que garante isenção de imposto de importação para veículos fabricados na região, desde que cumpridos os critérios de conteúdo regional.


A escolha pelo terminal capixaba marca uma mudança na estratégia logística da Volkswagen do Brasil. A operação em Vitória amplia a cobertura geográfica da marca no país e reduz distâncias de distribuição para estados como Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e parte do Nordeste. O segundo desembarque do modelo está previsto para maio.


Em 2024, a Volkswagen importou 33.597 veículos, número que inclui outros modelos produzidos na Argentina, como a Amarok (7.386 unidades), além do Jetta GLI (2.633) e do Tiguan Allspace (1.984), ambos fabricados no México. A Argentina respondeu por 86% do total das importações da marca no ano.


O Taos passa a ser um dos principais produtos argentinos da Volkswagen destinados ao Brasil. A escolha pela produção em General Pacheco reforça a estratégia da montadora de manter a integração regional com o país vizinho, e a opção pelo desembarque em Vila Velha insere o Espírito Santo na malha logística automotiva da marca, ao lado de Santos (SP), Suape (PE) e Paranaguá (PR).

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